O seu navegador necessita de suporte Javascript para esta funcionalidade. Museu D. Diogo de Sousa - Notícias
22 de Fevereiro de 2017
Utilize as teclas de atalho Alt+2 para navegar para a área de pesquisa do sítio web.
Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.

Notícias

Aqui se dá conta de eventos ou actividades que se desenvolvem fora do Museu D. Diogo de Sousa,  relacionadas com o Museu, a Arqueologia, a Região Norte ou no âmbito de parcerias estabelecidas.

_________________________________________

  • A planificação da actividade do Museu, entre 1980-2006 foi naturalmente condicionada pela inexistência de espaços expositivos abertos ao público, pelo facto do seu quadro de pessoal se ter vindo progressivamente a concentrar e a especializar no sector técnico-laboratorial e ainda, por enquadrar um projecto de arqueologia urbana. A conjugação destes factores, associada à consciencialização da necessidade em apoiar investigadores e demais organismos, cuja actividade incidia sobre o património arqueológico nesta região, fizeram deste Museu um pólo dinamizador, no domínio da preservação e valorização de sítios e colecções.

  • Finalmente o vídeo alusivo ao Dia Internacional dos Museus do Programa Porto Alive, do Porto Canal, está disponível em: http://videos.sapo.pt/cNFlhaFZd6kvA3ghdZ1f
  • Cerca de 1500 publicações, um machado e um vaso datados da Idade do Bronze e sete lucernas de época romana, foram depositadas no Museu D. Diogo de Sousa, dando mostra de que este atrai a atenção da sociedade civil que, cada vez mais, o vê também como um espaço seu.
  • Logo do Jogo Ludi Saeculares
    Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, ganha prémio internacional no FIAMP-2012 (International Audiovisual Festival on Museums and Heritage)

    O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e o seu parceiro tecnológico, Sistemas de Futuro, foram os únicos finalistas portugueses no evento, e arrecadaram o “Bronze Web’Art Special Prize” na categoria “SPECIAL WEB'ART: online exhibit or program” com o Projeto “Ludi Saeculares" (ludisaeculares.com) desenvolvido no âmbito do Programa “QREN” de 2009.
  • A designação do Museu está associada ao arcebispo D. Diogo de Sousa (1505-1532), na medida em que a ele ficaram a dever-se as primeiras preocupações com a salvaguarda do património em Braga, nomeadamente a recolha dos miliários provenientes das vias romanas existentes em torno da cidade, hoje integradas na exposição permanente do Museu.

  • Recomende este sítio web