O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa desenvolveu um jogo lúdico-pedagógico, disponível em suporte papel e em formato digital, alusivo à ocupação romana na região norte de Portugal, cujo nome, “Ludi Saeculares”, evoca os famosos jogos romanos que se realizavam uma vez em cada 110 anos e que se celebraram no ano 17 a. C., pelo Imperador Augusto, tendo sido encontrada nas escavações de Bracara Augusta uma ficha de jogo com uma inscrição alusiva a esses jogos.

Este jogo tem como objectivos promover o conhecimento da ocupação romana na região norte do país, mormente dos sítios arqueológicos visitáveis, divulgar os artefactos existentes em museus da região, estimular o conhecimento da cultura romana que está na origem da entidade nacional e europeia e a disponibilização de uma ferramenta lúdico-pedagógica que pode ser usada nos museus, na Escola, como complemento de formação com a finalidade de aprendizagem ou lazer.

Para este efeito foi reunido um conjunto de documentação, nomeadamente um mapa com as principais vias romanas até agora conhecidas, cartografia com a localização das sítios arqueológicos visitáveis e respectivas imagens identificativas, uma lista de perguntas acerca da civilização romana, de carácter regional e geral, trinta pequenas histórias de vida alusivas a personagens associadas a factos comprovados arqueologicamente, ou a aspectos da presença romana na região, ou de carácter geral.

Este jogo está disponível no Museu e em www.ludisaeculares.com, em português e inglês.
Cada utilizador do jogo pode registar a pontuação obtida e usufruir de uma ligação ao “facebook”, onde pode tecer os seus comentários, ou enviar o endereço do jogo a um amigo.

Logos QREN, MC, IMC e MDDS