MODEL UNITED NATIONS é uma actividade muito popular no ensino secundário a nível mundial. Trata-se de uma simulação da assembleia geral das Nações Unidas onde participam alunos do 13 aos 17 anos.
A língua inglesa é o idioma oficial do Model United Nations, pelo que terá de ser comum a todos os delegados.
Todas as sessões decorrem num único auditório, estando sempre presentes todos os delegados. Estes “diplomatas em miniatura” deverão estar bem familiarizados com os três temas levados à assembleia, por forma a que possam debater e votar de forma séria todas as cláusulas apresentadas.

Model United Nations no CLIB

Este evento é preparado, no CLIB, pelo professor da escola responsável por Model United Nations, Mr. Horta, que actuará como Director da Assembleia. A aluna Ana Rita Tavares será a Secretária Geral, estando o Staff Administrativo (composto apenas por alunos) liderado pela aluna Maria Beatriz Borges.
Estarão representados mais de setenta países, com um delegado cada. Sendo que, cada aluno delegado apenas poderá representar um país.
No final, serão elaboradas e divulgadas três resoluções sobre os temas centrais: Proliferação Nuclear, Pena de Morte e Liberdade Religiosa.

Model United Nations no CLIB