OFICINAS LUDICO-PEDAGÓGICAS E JOGOS
As Oficinas lúdico-pedagógicas destinadas ao público escolar (pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico) são acções programadas de acordo com as suas especificidades.
Têm por objectivo o contacto directo e contextualizado com o espólio arqueológico em exposição, assim como a compreensão de conceitos históricos e arqueológicos.
Estas actividades, previamente marcadas, são acompanhadas por técnicos do SE e são adequadas a participantes com necessidades especiais.
Duração: 1,30 horas, incluindo visita temática à Exposição Permanente do Museu.
Acesso: gratuito, inscrição prévia.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Nº de participantes: máximo uma turma.
Nota: Todas as oficinas e jogos pedagógicos podem ser realizadas mediante pagamento de 4 € por participante, o que dá direito a prémio ou à peça produzida.
Requer marcação prévia (máximo 16 participantes por grupo para as oficinas de expressão plástica).


Outubro / Dezembro 2010

Participantes na Oficina de PinturaOs artistas da Pré-história
: Cores, rabiscos e outros riscos
Actividade: Expressão plástica (desenho, gravura e pintura). Exploração dos temas representados na arte pré-histórica devidamente contextualizados e acompanhada de visita à Sala da Pré-História, para observação das representações de gravuras rupestres.
Objectivo: Percepção da utilização dos recursos naturais usados pelo homem pré-histórico, através do conhecimento dos materiais e técnicas utilizadas nas variadas manifestações de arte pré-histórica.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Maria João Trigueiros

Construções da Proto-história
Actividade: Expressão plástica (construção, desenho, pintura e colagem). Recorrendo à reciclagem de materiais, recriar o habitat do Homem da Idade do Bronze e do Ferro.
Objectivo: Percepção da organização interna dos povoados e a distribuição dos elementos construídos pelo Homem destas épocas na paisagem natural.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Amélia Marques

Cerâmica manual: Como fazer em barro
Actividade: Arqueologia experimental. Produção de formas e decoração de peças cerâmicas. Modelação de barro visando a criação e decoração de peças.
Objectivo: Estimular a observação e a criatividade de forma a permitir compreender alguns conceitos relacionados com os materiais, as tecnologias, a produção e a funcionalidade das peças cerâmicas da Pré e Proto-História.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Manuela Trigueiros

Actividades do Homem da Pré e Proto-história: produção de instrumentos
Actividade: Arqueologia experimental. Simulação de sítio arqueológico com representação do habitat do Homem da Pré e Proto-História. Permite manusear artefactos arqueológicos e experimentar algumas técnicas da sua produção.
Objectivo: Introdução ao conhecimento da vida do Homem pré e proto-histórico e das actividades de subsistência que desenvolveu.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Amélia Marques

Na Pré-história: Histórias em Movimento
Actividade: Narração de histórias com bonecos e outros objectos, inéditas ou adaptadas da literatura infantil. Seguida de actividade de expressão plástica (desenho e pintura).
Objectivo: Introdução ao conhecimento da vida do homem e dos animais da Pré-História e das actividades de subsistência que estes desenvolveram. Estimular a criatividade e a espontaneidade dos participantes, uma vez que estes terão voz activa ao longo da história.
Público-alvo: Pré-escolar e 1º ciclo do EB.
Monitor: Carina Rodrigues

Adornos e acessórios de Ontem e de Hoje
Actividade: Expressão plástica.
Objectivo: Criação e produção de objectos a partir da recolha, reutilização e reciclagem de diversos materiais. Através da recriação deste tipo de objectos, facilitar a compreensão da importância do seu uso pelo Homem ao longo do tempo.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Goreti Diogo

O aprendiz de arqueólogo
Actividade: Arqueologia experimental. Simulação de escavação arqueológica e lavagem de espólio arqueológico. Inclui visita ao Laboratório de Conservação e Restauro do Museu.
Objectivo: Introdução ao conhecimento do processo arqueológico. Observar, experimentar e realizar algumas das fases do processo arqueológico.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Margarida Lima

Em busca do legionário de Bracara Augusta
Actividade: Jogo (espaço interior do Museu)
Objectivo: Estimular de forma lúdica a observação e conhecimento das colecções do Museu. Os participantes são organizados em grupos a partir da apresentação do jogo pelo monitor do SE. De seguida, devidamente orientados partem à descoberta…
Público-alvo: 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Almerindo Santos

À Descoberta do Museu: uma peça, uma História
Actividade: Jogo de Sala temático realizado no espaço das exposições do Museu.
Objectivo: Estimular de forma lúdica a observação e conhecimento das colecções.
Aos participantes, acompanhados pelo monitor do SE, é pedido que descubram e identifiquem alguns artefactos arqueológicos em exposição.
Público-alvo: Pré-escolar e 1º ciclo EB.
Monitor: Manuela Trigueiros

Jogos romanos de tabuleiro
Jogo do Soldado (Ludus Latrunculorum), Tabula (Duodecim Scripta), Jogo do Moinho
Actividade: Jogo de tabuleiro. Podem ser organizados campeonatos
Público-alvo: 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: João Alves

Jogos romanos de campo
Actividade: Jogo de exterior condicionado pelas condições climatéricas.
Objectivo: Através da síntese da história dos jogos e actividades de lazer praticados pelos romanos, perceber como estes se divertiam, que desportos praticavam e quais as origens de alguns dos jogos actuais.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: João Alves

Jogos de Tabuleiro
Corridas no Circo Máximo, Ludis Saeculares
Actividade: Jogos de tabuleiro.
Público-alvo: 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: João Alves