OFICINAS LUDICO-PEDAGÓGICAS E JOGOS
As Oficinas lúdico-pedagógicas destinadas ao público escolar (pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico) são acções programadas de acordo com as suas especificidades.
Têm por objectivo o contacto directo e contextualizado com o espólio arqueológico em exposição, assim como a compreensão de conceitos históricos e arqueológicos.
Estas actividades, previamente marcadas, são acompanhadas por técnicos do SE e são adequadas a participantes com necessidades especiais.
Duração: 1,30 horas, incluindo visita temática à Exposição Permanente do Museu.
Acesso: gratuito, inscrição prévia.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Nº de participantes: máximo uma turma.
Nota: Todas as oficinas e jogos pedagógicos podem ser realizadas mediante pagamento de 4 € por participante, o que dá direito a prémio ou à peça produzida.
Requer marcação prévia (máximo 16 participantes por grupo para as oficinas de expressão plástica).

Janeiro / Março 2011

Vários jogos de inspiração romana, no Museu.Adornos e acessórios de Ontem e de Hoje
Actividade: Expressão plástica.
Objectivo: Criação e produção de objectos a partir da recolha, reutilização e reciclagem de diversos materiais. Através da recriação deste tipo de objectos, facilitar a compreensão da importância do seu uso pelos homens ao longo do tempo.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Goreti Diogo

Os romanos: histórias em movimento
Actividade: Narração de histórias com bonecos e outros objectos, inéditas ou adaptadas da literatura infantil. Seguida de actividade de expressão plástica (desenho e pintura). Jogo com encenação.
Objectivo: Introdução ao conhecimento do quotidiano romano. Espaço doméstico e o espaço público. Estimular a criatividade e a espontaneidade dos participantes, uma vez que estes terão voz activa ao longo da história.
Público-alvo: Pré-escolar e 1º ciclo do EB.
Monitor: Carina Rodrigues

O aprendiz de arqueólogo
Actividade: Arqueologia experimental
Simulação de escavação arqueológica e lavagem de espólio arqueológico. Inclui visita ao Laboratório de Conservação e Restauro do Museu.
Objectivo: Introdução ao conhecimento do processo arqueológico. Observar, experimentar e realizar algumas das fases do processo arqueológico.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º e 2º ciclos EB.
Monitor: Margarida Lima

Tesselatum – mosaico romano: Brincar com Mosaicos
Actividade: Expressão plástica.
Objectivo: Estimular a criatividade através da pintura e colagem, de forma a criar padrões para construção de um painel de mosaico.
Público-alvo: Pré-escolar e 1º ciclo EB.
Monitor: Perpétua Ferreira

Tesselatum – mosaico romano: O que é e como se constrói
Actividade: Arqueologia experimental.
É feita uma introdução ao tema através da observação do mosaico da domus do Museu e das peças em exposição.
Objectivo: Estimular a criatividade e permitir compreender alguns conceitos relacionados com as tecnologias e a produção de materiais de construção: acabamento, revestimento de paredes e pavimentos; tipos de matéria-prima e motivos decorativos utilizados; estabelecer a relação com os recursos naturais da região e o quotidiano da época.
Pretende-se que os alunos sejam capazes de criar padrões e/ou recriar os motivos romanos de forma a construírem um fragmento de mosaico.
Público-alvo: 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Perpétua Ferreira

Cerâmica manual: Como fazer em barro
Actividade: Arqueologia experimental.
Produção de formas e decoração de peças cerâmicas. Modelação de barro visando a criação de peças e recriação de motivos decorativos da cerâmica romana.
Objectivo: Estimular a observação e a criatividade de forma a permitir compreender alguns conceitos relacionados com os materiais, as tecnologias, a produção e a funcionalidade das peças cerâmicas.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Manuela Trigueiros

Que nos dizem os objectos: imagens, textos, símbolos e outros motivos
Actividade: Expressão plástica.
Objectivo: Observação e identificação das peças em exposição. Importância dos vestígios arqueológicos. Recriação de inscrições epigráficas, decorações e outros motivos em suportes variados de material reciclado.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Perpétua Ferreira

Em busca do legionário de Bracara Augusta
Actividade: Jogo de Sala temático realizado no espaço interior do museu.
Objectivo: Estimular de forma lúdica a observação e conhecimento das colecções do Museu. Os participantes são organizados em grupos a partir da apresentação do jogo pelo monitor do SE. De seguida, devidamente orientados, partem à descoberta.
Público-alvo: 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Almerindo Santos

À Descoberta do Museu: uma peça, uma História
Actividade: Jogo de Sala temático realizado no espaço das exposições do Museu
Objectivo: Estimular de forma lúdica a observação e conhecimento das colecções.
Aos participantes acompanhados pelo monitor do SE é pedido que descubram e identifiquem alguns artefactos arqueológicos em exposição.
Público-alvo: Pré-escolar e 1º ciclo EB.
Monitor: Manuela Trigueiros

Jogos de Tabuleiro
Corridas no Circo Máximo; Ludis Saeculares
Actividade: Jogos de tabuleiro.
Público-alvo: 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: João Alves

Jogos romanos de campo
Actividade: Jogo (espaço exterior condicionado pelas condições climatéricas).
Objectivo: Através da síntese da história dos jogos e actividades de lazer praticados pelos romanos, perceber como estes se divertiam, que desportos praticavam e quais as origens de alguns jogos actuais.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: João Alves

Jogos Romanos de tabuleiro
Jogo do Soldado (Ludus Latrunculorum), Tabula (Duodecim Scripta), Jogo do Moinho
Actividade: Jogos de Tabuleiro
Podem ser organizados campeonatos.
Público-alvo: 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: João Alves