OFICINAS LUDICO-PEDAGÓGICAS E JOGOS
As Oficinas lúdico-pedagógicas destinadas ao público escolar (pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico) são acções programadas de acordo com as suas especificidades.
Têm por objectivo o contacto directo e contextualizado com o espólio arqueológico em exposição, assim como a compreensão de conceitos históricos e arqueológicos.
Estas actividades, previamente marcadas, são acompanhadas por técnicos do SE e são adequadas a participantes com necessidades especiais.
Duração: 1,30 horas, incluindo visita temática à Exposição Permanente do Museu.
Acesso: gratuito, inscrição prévia.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Nº de participantes: máximo uma turma.
Nota: Todas as oficinas e jogos pedagógicos podem ser realizadas mediante pagamento de 4 € por participante, o que dá direito a prémio ou à peça produzida.
Requer marcação prévia (máximo 16 participantes por grupo para as oficinas de expressão plástica).


Abril / Junho 2011

Jogos TabuleiroQue nos dizem os objectos
: Imagens, textos, símbolos e outros motivos
Actividade: Expressão plástica.
Objectivo: Observação e identificação das peças em exposição. Importância dos vestígios arqueológicos. Recriação de inscrições epigráficas decorações e outros motivos em suportes variados de material reciclado.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Perpétua Ferreira

Adornos e acessórios de Ontem e de Hoje
Actividade: Expressão plástica.
Objectivo: Criação e produção de objectos a partir da recolha, reutilização e reciclagem de diversos materiais. Através da recriação deste tipo de objectos, facilitar a compreensão da importância do seu uso pelos homens ao Longo do tempo.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Goreti Diogo

Os romanos: histórias em movimento
Actividade: Narração de histórias com bonecos e outros objectos, inéditas ou adaptadas da literatura infantil, com actividade de expressão plástica (desenho e pintura). Jogo com encenação.
Objectivo: Introdução ao conhecimento do quotidiano romano. Espaço público e doméstico. Estimular a criatividade e a espontaneidade dos participantes, uma vez que terão voz activa ao longo da história.
Público-alvo: Pré-escolar e 1º ciclo do EB.
Monitor: Carina Rodrigues

Em busca do legionário de Bracara Augusta
Actividade: Jogo (espaço interior do Museu).
Objectivo: Estimular de forma lúdica a observação e conhecimento das colecções do Museu. Os participantes são organizados em grupos a partir da apresentação do jogo pelo monitor do SE. De seguida, devidamente orientados partem à descoberta.
Público-alvo: 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: Almerindo Santos

À Descoberta do Museu: uma peça, uma História
Actividade: Jogo de Sala temático realizado no espaço das exposições do Museu.
Objectivo: Estimular de forma lúdica a observação e conhecimento das colecções.
Aos participantes acompanhados pelo monitor do SE é pedido que descubram e identifiquem alguns artefactos arqueológicos em exposição.
Público-alvo: Pré-escolar e 1º ciclo EB.
Monitor: Manuela Trigueiros

Jogos romanos de campo
Actividade: Jogo (espaço exterior condicionado pelas condições climatéricas).
Objectivo: Através da síntese da história dos jogos e actividades de lazer praticados pelos romanos, perceber como estes se divertiam, que desportos praticavam e quais as origens de alguns dos jogos actuais.
Público-alvo: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: João Alves

Jogos de Tabuleiro
Corridas no Circo Máximo; Ludis Saeculares
Actividade: Jogos de tabuleiro.
Objectivo: Através da síntese da história das corridas no Circo Máximo, percepcionar formas de lazer praticadas pelos romanos. Perceber como estes se divertiam, que desportos praticavam.
Público-alvo: 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: João Alves

Jogos romanos de tabuleiro
Jogo do Soldado (Ludus Latrunculorum), Tabula (Duodecim Scripta), Jogo do Moinho
Actividade: Jogo de tabuleiro.
Podem ser organizados campeonatos
Público-alvo: 2º e 3º ciclos EB.
Monitor: João Alves