Com os alunos como delegados, representando um total de 107 países e 10 organizações internacionais, participarão neste evento alunos de várias escolas portuguesas e internacionais, como é o caso, para além dos alunos do Colégio Luso Internacional de Braga, alunos do Colégio Luso Internacional do Porto, do Colégio Luso Internacional do Centro e do Colégio Internato dos Carvalhos.

O CLIB está activamente envolvido no Modelo das Nações Unidas há vários anos. Vários alunos deste colégio internacional participam num clube académico que treina diversas competências como discursar em público, debate, política internacional, entre outras. Estes alunos foram já homenageados em várias ocasiões, tendo recebido prémios de mérito em conferências internacionais em Portugal e no estrangeiro.

O Modelo das Nações Unidas é uma actividade do ensino secundário que tem lugar um pouco por todo o mundo, baseando-se na simulação da assembleia-geral das Nações Unidas. Em todas as conferências são discutidos pelo menos três tópicos e cada aluno representa um país. Significa isto que os ‘delegados’ têm de fazer pesquisa nesses tópicos, tornarem-se especialistas nas posições dos seus países em relação a esses assuntos e, consequentemente, apresentar possíveis cláusulas e emendas de modo a serem incluídas na resolução final. Todas as cláusulas são debatidas, o que significa que os delegados discursam a favor e contra os diferentes textos, levando isto a um intenso debate e a acesas mas diplomáticas discussões.

BRAMUN 2009 no Museu